header-photo

Paraná Jornal X Folha Regional Astorga

De um lado, o tradicional,
semanário, Paraná Jornal:
Pioneiro da cidade, está no seu ano de número 9 . Ex-Jornal do finado (o famoso) Cidão da Rádio, e atualmente de Osvaldo Machado, dirigido por ele e sua esposa, Iraneide Machado.

Do outro lado, o desafiante,
também semanário, Folha Regional Astorga:
Apresentado para a nossa cidade no último dia do ano de 2008, esta em sua edição de número 6. Dirigido por Nelson Salvo (também da Rádio), ex-proprietário (no início), ex-funcionário (mais para frente) do Paraná Jornal, digamos que até mesmo braço direito do mesmo por muitos anos, deixou de fazer parte deste por volta de julho do ano passado, e empenhou-se na campanha do atual prefeito, Arquimedes, surge agora com o Folha Regional.

Paraná Jornal, resumo:
O jornal já existe há muitos anos na cidade, até então o único, monopolizando assim Astorga e também algumas outras pequenas cidades da região.

Ao seu comando está Osvaldo Machado, candidato a prefeitura nas eleições de 2008, ficou em terceiro lugar e divide agora com sua mulher Iraneide Machado as responsabilidades do jornal.

Osvaldo é oposição ao atual prefeito, seu jornal é sempre um tanto ácido (óbvio) em relação a atual administração.

Desafiante, resumo:
Surgiu praticamente com a atual administração, responsabilidade do experiente Nelson Salvo, tem colaboração de sua esposa e afilhadas.

Nelson Salvo em julho antes de sair do Paraná Jornal apoiava o recém dono do jornal Osvaldo Machado nas eleições, mas segundo alguns o mesmo teve um atrito com os novos donos e seus metódos radicais e inovações, abandonou em um gesto de (considerado por alguns) traição, passou a apoiar Bega, que estava com maior chances na eleição.


De início;
Osvaldo derrotado nas eleições, havia deixado algumas dívidas de campanha, e segundo boatos seu novo Jornal está passando por dificuldades financeira. Alguns ousavam dizer que nem teria mais Paraná Jornal no ano de 2009, já que agora o prefeito é Bega seu inimigo, e a verba da prefeitura (que fazia publicação de seu conteúdo no jornal) não irá mais para o Paraná Jornal.

Contradizendo boatos, em 2009 o jornal de Osvaldo continua a circular em Astorga, iniciando o ano com um salto de qualidade geral tremendo, fazendo um sucesso e tanto, abordando temas polêmicos de forma clara e imparcial.

Do outro lado;
Nelson Salvo consegue a criação de seu próprio jornal, e agora como agradecimento pelo sua colaboração para a emposse de Arquimedes, seu recém criado jornal recebe magicamente as publicações da Prefeitura em suas páginas, sendo assim cabe pagamento (verba) para ele.

Folha Regional circula um dia antes (quarta-feira), tendo assim uma certa vantagem em termos de exclusividade em relação ao Paraná Jornal. Mais ainda assim os dois possuem um conteúdo geralmente muito diferente.

Se Osvaldo tivesse ganhado a eleição, a verba do município praticamente continuaria indo para seu jornal.



Pelo Buteco;

Paraná Jornal

Ponto Forte:
Excelente editoração, a cara e qualidade do jornal é excelente, aborda temas polêmicos sem medo, como o caso da pedofilia.

Imparcialidade:
Total em relação a quase tudo, as vezes da umas cutucadas meio fortes contra o prefeito Bega, mas nada que não seja de aspecto jornalístico. É jornal tradicional do povo.

Ponto fraco: Falta de cobertura em muitos eventos.

Dica do Buteco: O sistema de entrega pode melhorar.


Folha Regional Astorga:

Ponto Forte:
Conteúdo bem local, e diversificado.

Imparcialidade:
Seu nome poderia ser jornal do Bega, pois no jornal é tudo as mil maravilhas para o mesmo, puxa muito saco do prefeito. Interessa quase sempre a uma certa minoria da cidade.

Ponto fraco: Nelson Salvo, trabalha em seu jornal como se ainda estivesse no Paraná Jornal, só que dessa vez em seu programa de rádio a promoção é exclusiva de seu jornal. Também é saturado de propagandas.

Dica do Buteco: Para o diretor; Aproveite que seu o seu jornal que é novo e faça um projeto totalmente inovador em relação ao Paraná e graficamente não o trate como seu ex-jornal a 2 anos atrás, infelizmente penso assim se quiser mais destaque vai ter que mudar os métodos.
Aproveite mais também sua antecedênciana de 1 dia em relação ao Paraná Jornal.


Capa do último Folha Regional
Capa do último Paraná Jornal

3 comentários:

ASTORGA-URGENTE disse...

sou fã deste buteco por isso
... perfeito com sua palavras parabéns

Anônimo disse...

Imparcial. Objetivo. Preciso.
Os dois jornais merecem elogios.
Fazer um jornal não é fácil.
Aqueles que criticam por criticar deveriam analisar melhor.
Minha tia também entra no Buteco, com uma ressalva em um caso, se delicia com a habilidade no preparo dos bons drinques servidos.
Continue, sem palavrões, ofensas e acusações infundadas.

Anônimo disse...

Acredito que agora teremos duas ótimas opções de leitura. Assino o Paraná e vou assinar o Folha também. Precisamos de notícias daqui mesmo de astorga, os outros jornais só falan de nossa cidade quando há alguma coisa de errado.

Postar um comentário

Seja civilizado ao escrever aqui. Obrigado